quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Batata Doce Assada com Alho e Alecrim

É oficial, fiz as pazes com a batata doce!

Em criança era frequente comer, uma vez que a minha avó costumava assa-las ou coze-las, juntando-lhe apenas, e de vez em quando, ervas doces. E eu gostava tanto da batata doce assim que até chegava a comer ao lanche :)







E isto manteve-se até eu entrar na pré-adolescência, até que um dia a minha avó deixou de estar cá e desde então nunca mais comi batata doce, não que não quisesse, mas há coisas que ficam na nossa memória e que vamos ligar sempre a determinadas pessoas que foram importantes ao longo da nossa vida. Nem que seja uma simples batata doce assada ou cozida com ervas doces :)






Entretanto passaram-se anos, e até a Janeiro deste ano eu nunca mais tinha comido batata doce. Comprei-a para fazer um puré que iria levar ao Mastechef 2015. Não gostei do puré e convenci-me que nunca mais ia comer batata doce na minha vida.

Mas depois de ter começado a tentar mudar os meus hábitos alimentares e ter feito alguma pesquisa fiquei a saber que realmente a batata doce tem muitos benefícios e é menos calórica que a batata normal.






Vai daí resolvi voltar a comprar novamente, mas pensei logo em fazê-la de maneira mais simples possível, apenas assada com um fio de azeite, alho e alecrim. E resultou! Agora já faz novamente parte integrante da minha alimentação e preparem-se que vão aparecer inúmeras receitas por aqui :D






Esta batata doce assada serviu de complemento a uma salada de pérolas do mar, juntei ainda ovo cozido e brócolos.

Outra coisa, eu nunca acrescento sal à batata doce, acho que não combina, mas como é óbvio isso fica ao gosto e ao critério de cada um :)




Ingredientes:

  • 1 batata doce grande, sem pele e cortada em rodelas não muito finas
  • 1 fio de azeite
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 haste de alecrim


Ingredientes para a Salada de Pérolas do Mar:


Preparação:
  1. Disponha a batata doce numa travessa, regue com um fio de azeite, junte os alhos picados e o alecrim.
  2. Envolva tudo muito bem e leve ao forno a assar.
  3. Entretanto leve as pérolas do mar a cozer em água. Depois de cozidas escorra-as, junte os coentros e o alho picado e tempere a gosto com sal, azeite e vinagre. Reserve a salada.
  4. Quando a batata doce estiver assada retire do forno.
  5. Sirva a batata doce com a salada de pérolas do mar, o ovo cozido e os brócolos.




Bom Apetite,
Mia*

1 comentário:

  1. Eu adoro batata doce! É daquelas coisas que gosto de qualquer maneira, cozida, frita, assada, em puré, em doces, em salgados! Simplesmente adoro! Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...