Sobre a Mia | About Mia



O gosto pela cozinha surgiu cedo, sendo a principal impulsionadora a Avó Bia. Foi ela quem me deu as minhas primeiras loiças de barro, em miniatura, e era ela que sempre que cozinhava me chamava para junto de si e me ia dando alguns ingredientes para eu misturar, e outros tantos ia eu própria busca-los. Um pedaço de batata, uma rodela de cenoura, uma ervinha do quintal, uma flor do vaso que estava mesmo ali na porta e à mão de semear. Preparados os “alimentos” era chagada a hora de os colocar no forno. E ao lado da travessa dela la ia a minha com aquela mistura estranha mas que me deixava tão orgulhosa, porque afinal já sabia cozinhar como a Avó Bia (não, ninguém comia aquilo). 


Do alto dos meus 5 anos não sabia cozinhar, de todo (nem nos anos seguintes, diga-se). Mas sei que foram esses momentos ternurentos que passei na cozinha com a Avó Bia que me inspiraram ao longo dos anos, e sei que estão perpetuados na minha memória para o resto da minha vida. Sei também que ela hoje estaria muito orgulhosa de mim, por ver que afinal as “misturas estranhas” resultaram. Pois foi graças a essas “misturas estranhas” que me transformei num cozinheira (quase) tão boa como ela. Pois foi ela, a Avó Bia, que despertou em mim o enorme gosto pela cozinha.


Outras inspirações foram aparecendo, algumas não mais fizeram do que despertar esta paixão pela cozinha, que alturas houve, em que esteve um tanto ou quanto adormecida. Mas tenho conseguido mante-la acordada nestes últimos anos e sei que dificilmente voltará a adormecer.


Para mim existem dois aspetos fundamentais quando se cozinha: alma e amor. Até com os mais simples ingredientes podemos obter pratos fabulosos, desde que sejam feitos com alma e o tempero principal seja o amor. Um prato, seja ele qual for, tem que ter alma e, tem sobretudo que ser cozinhado com amor.


Porque afinal cozinhar é um modo de amar os outros 💗

Mia*

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...