quarta-feira, 16 de julho de 2014

Pão Caseiro de Sementes

Desde pequena que gosto de meter a mão na massa, literalmente. Nas épocas festivas a Avó Bia passava dias e dias na cozinha.

Dias repletos de farinha, açúcar, ovos e canela. Dias em que o forno trabalhava sem ter direito a descanso. Dias em que o cheiro típico dessas festividades invadia a casa de forma absolutamente mágica.






E no meio daquele turbilhão que estava a cozinha lá andava eu, do alto dos meus 6 ou 7 anos, toda feliz e contente. Toda feliz e contente porque a Avó Bia me deixava meter a mão na massa. Ou melhor dava-me um pedaço de massa para eu moldar da forma que quisesse. Depois de moldada lá ia ela para o forno ou para a frigideira juntamente com os moldes da Avó Bia.






Lembro-me que pouco me importava o resultado final, o que eu gostava mesmo era de meter a mão na massa, ao ponto até guardar pequenos pedaços de massa durante dias {diga-se que o cheiro passado uns dias já não era assim tão agradável}, até que a Avó Bia descobria e lá me dava uma ralheta.

Hoje já não tenho a Avó Bia comigo mas tenho a certeza que onde quer que ela esteja estará muito orgulhosa de ver a neta a fazer pão ♡



Ingredientes:
  • 500g de farinha para pão caseiro, da Nacional
  • 2 colheres de sopa de sementes de linhaça
  • 2 colheres de sopa de sementes de sésamo
  • 2 colheres de sopa de sementes de papoila
  • 320ml de água morna


Preparação:
  1. Coloque a farinha e as sementes num recipiente e misture tudo muito bem. Faça um buraco no meio.
  2. Aos poucos vá juntando a água e misturando com os dedos.
  3. Amasse bem, tape com um pano e deixe levedar por 30 minutos.
  4. Passados os 30 minutos amasse novamente e deixe levedar por mais 40 minutos.
  5. Aqueça o forno a 250º.
  6. Coloque a massa num tabuleiro de forno polvilhado com farinha, e polvilhe também a massa.
  7. Leve ao forno por 30 a 35 minutos.





Bom Apetite,
Mia*



{Siga-nos no facebook: Mia's Cuisine}

2 comentários:

  1. Oi amiga, com toda certeza tua vó deve mesmo estar muito orgulhosa de você, não só pelo pão, mas também por ver a pessoa tão especial que ela ajudou a formar.
    Hummmm, esse pãozinho eu senti o cheiro daqui kkkk
    Bjsssssss

    ResponderEliminar
  2. Con toda la seguridad tu abuela estara orgullosa y contenta, de ver a su nieta hecha una gran panadera, te ha quedado un pan espectacular. Mil besicos cielo mio

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...