sábado, 9 de julho de 2016

PORTUGAL ♥ #euro2016

Foi há 12 anos atrás que descobri o que era o amor ao futebol e acima de tudo à Selecção Nacional. Futebol... esse desporto capaz de gerar 1001 emoções, capaz de fazer rir e de fazer chorar, capaz de juntar adeptos de clubes rivais em abraços apertados, capaz de unir um país inteiro em torno de uma Selecção!!



2016



Foi há 12 anos atrás que se jogou o Euro 2004 em Portugal.

Eu só tinha 17 anos mas ainda me consigo lembrar de cada jogo, cada golo e cada vitória. Lembro-me que há 23 anos que não conseguíamos ganhar à Espanha e que se não ganhássemos não iríamos passar aos quartos-de-final. Mas ganhámos!!!

E aquele Portugal-Inglaterra?? O jogo mais arrepiante que já vi em toda a minha vida!! 90 minutos mais prolongamento mais penalidades... Impossível esquecer o momento em que o Ricardo tirou as luvas e defendeu um penalti, para logo a seguir marcar o golo da vitória que nos levou às meias-finais. Impossível esquecer a imagem do Eusébio a chorar de alegria agarrado à sua toalha branca da sorte enquanto beijava o relvado. Impossível falar disto e não sentir um arrepio na espinha, mesmo que já tenham passado 12 anos.




Portugal - Inglaterra ; Euro 2004



Nas meias-finais jogamos com a Holanda e ganhámos! Estávamos na final! Pela primeira vez na História! Conseguem imaginar o feito que foi? Conseguem imaginar o sentimento patriótico que assolou um país inteiro? Quem viveu isto tudo jamais vai esquecer... Assim como todos jogos, todas as vitórias e todas a festas que se seguiam a isso.

Os ecrãs gigantes e os milhares de pessoas que se juntavam para assistir aos jogos. A febre das bandeiras nas janelas e em todos os lugares onde fosse visível o orgulho em ser português. As festas nas ruas que se seguiam a cada vitória e que se prolongavam noite dentro. O país parava. Mas parava mesmo. Nos noticiários não se falava em mais nada, esqueceu-se a crise e todos os problemas. Nunca, NUNCA se tinha visto nada assim em Portugal. O povo estava unido!! E quem muito contribuiu para isso foi no nosso seleccionador da altura. Luiz Filipe Scolari. Sim foi um brasileiro que conseguiu unir o povo português como nunca antes se tinha visto (inclusive a ideia das bandeiras à janela foi dele). E sim foi um brasileiro que pela primeira vez na História levou a equipa das Quinas a uma final.










4 de Julho de 2004 foi o dia. Horas antes do jogo assistiu-se a algo absolutamente inesquecível. Milhares e milhares de pessoas formaram o maior cordão humano de que há memória! Desde a Academia de Alcochete até ao Estádio da Luz. Conseguem imaginar?? Estão a ver bem os quilómetros que separam os dois locais? As estradas estavam completamente lotadas! Havia pessoas a pé, de carro, de bicicleta e a cavalo. Nos céus havia aviões a fazer acrobacias. Os pescadores juntaram-se e alinharam os barcos junto à ponte Vasco da Gama. Centenas de motards escoltaram o autocarro onde seguia a Selecção Nacional até ao Estádio da Luz. O verde e o vermelho predominavam e entravam-nos casa dentro através da televisão que transmitiu todo o percurso do autocarro em directo. Foram momentos que tiveram tanto de bonito como de arrepiante, acreditem em mim.




(Assistam ao video porque vale mesmo a pena! E tentem não chorar)


Percurso do autocarro da Seleccção entre a Academia de Alcochete e o Estádio da Luz



Há 12 anos atrás eu era apenas uma miúda de 17 anos que nunca tinha assistido a nada assim. Uma miúda que nunca tinha vibrado tanto por causa de uns "meros" jogos de futebol. Uma miúda que vibrou tanto mas tanto que até conseguiu convencer o pai a ir ver o jogo da final com ela ao ecrã gigante que estava na Praça do Giraldo. Até hoje nunca vi o Giraldo com tanta gente como naquele dia, e nem o facto do ecrã estar virado contra o sol fez com que se arredasse pé. Cantei e senti o Hino como nunca tinha sentido. Portugal estava a 90 minutos de ser Campeão da Europa. Fomos sempre superiores à Grécia, sempre!! Mas um golo de m*rda marcado através de um canto acabou-nos com o sonho. E ainda hoje, a memória que me vem à cabeça sempre que me lembro desse dia, é de ver o Cristiano Ronaldo a chorar compulsivamente após o jogo terminar. Não foi o único que chorou. Eu chorei. E vi pessoas a chorar à minha volta. Aquelas lágrimas do "puto maravilha" foram as de uma nação inteira...




Final Euro 2004


Mas agora, 12 anos depois, o meu pai disse-me que temos que ir ver a final do Campeonato da Europa no ecrã gigante... 12 anos depois Portugal está na final outra vez!!!!!!!!!!!

Não foi fácil chegarmos até aqui. Sofremos, fomos criticados, deitaram-nos a baixo e tentaram fazer-nos acreditar que não merecíamos estar a disputar este campeonato. Mas como nação valente e imortal que somos, mostrámos a esta Europa que unidos somos mais fortes!!! E que é unidos que vamos levantar de novo o esplendor de Portugal!!! Por isso venham de lá esses canhões que nós estamos prontos para marchar!!!

Rapazes, temos sangue de conquistadores! Enfrentámos mares e tormentas e ainda assim descobrimos meio mundo. Está na hora de fazer História outra vez. Está na hora de conquistar a Europa e o Mundo! Sejam fortes, mostrem de que raça são feitos, enfrentem de cabeça erguida e peito cheio as adversidades que possam surgir. E lembrem-se que não estão sozinhos... Com vocês estão 11 milhões de corações!




(Arrepiante!!!!)



NÓS ACREDITAMOS!!!!!!!!!
FORÇA PORTUGAL!!!!!!!!!!!!!!!!!


Maria Eduarda Falé



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...