terça-feira, 22 de março de 2016

Farófias

Lembro-me que nas minhas festas de aniversário em criança havia sempre farófias, que eram feitas a meias entre a minha mãe e a minha avó Bia.

A minha mãe tratava do doce de ovos e a minha avó das claras, que eram batidas em castelo à mão.

Os anos passaram, a minha avó deixou de estar entre nós e a minha mãe deixou de consumir ovos devido a um problema de saúde.

E desde então nunca mais houve farófias cá em casa. Até que eu achei que estava na altura de haver novamente :)

Como a Páscoa está aí à porta pareceu-me a altura ideal :D


  



Ingredientes:

  • 4 ovos
  • 600ml de leite
  • Cascas de meio limão
  • 1 pau de canela
  • 200g de açúcar
  • 1 colher de sopa de farinha maisena 
  • Canela em pó


Preparação:
  1. Comece por separar as gemas das claras.
  2. Bata as claras em castelo e reserve as gemas.
  3. Leve ao lume um tacho com o leite, as cascas de limão e o pau de canela.
  4. Deixe levantar fervura e baixe o lume para o mínimo.
  5. Junte colheradas de claras, com cuidado, ao leite.
  6. Deixe cozinhar as claras durante 1 minuto de cada lado {vire-as com a ajuda de uma espátula e com cuidado}. 
  7. Coloque as claras numa travessa e reserve.
  8. Entretanto passe o leite por uma rede fina e reserve.
  9. Bata as gemas com um garfo e junte a farinha maisena, misture bem.
  10. Junte 2 ou 3 colheres de sopa de leite e envolva bem.
  11. Leve o leite coado novamente ao lume, junte o preparado das gemas e envolva bem.
  12. Mexa até o doce de ovos engrossar. Apague o lume, reserve e deixe arrefecer.
  13. Depois do doce de ovos frio espalhe-o por cima das claras e polvilhe com canela em pó.


Bom Apetite,
Mia*



2 comentários:

  1. farófias uma sobremesa simples e tão tão deliciosa, adoro umas belas farófias.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Oi Mia!
    Minha avó fazia muito ovos nevados, que é bem parecida receita, e eu adorava quando ela preparava p/o lanche.
    Vou levando a sua receita...
    Bjsss amiga

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...