terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Tigelada

...ou pudim de ovos. Sim isso mesmo. Já explico.

Isto para mim sempre foi tigelada, mas só até a dar a provar a duas amigas minhas {e se querem saber a história cliquem AQUI} que dizem que é pudim de ovos. 

Realmente já vi por aí algumas receitas em que a tigelada leva farinha ou canela ou raspas de limão e a minha receita não. Realmente os ingredientes são iguais aos do pudim de ovos. A única diferença em relação ao pudim de ovos é que esta vai a cozer numa assadeira de barro.

A conclusão que tiro disto é que a receita deve variar de zona para zona.

Bom mas nomes à parte, esta foi uma das sobremesas do nosso Natal, é simples, é deliciosa, leva poucos ingredientes e sai sempre bem :)







Ingredientes:


  • 12 ovos
  • 600g de açúcar
  • 600ml de leite


Preparação:
  1. Bata os ovos com uma vara de arames, junte o açúcar e mexa, junte o leite aos poucos ao mesmo tempo que mexe {deverá ficar uma mistura bastante liquida}.
  2. Verta o preparado para uma assadeira de barro, leve ao forno entre 40 a 50 minutos.
  3. Depois de cozido retire do forno e deixe arrefecer, sirva.


Nota: a receita original leva 12 ovos + 1kg de açúcar + 1L de leite, eu coloquei os ovos inteiros num copo medidor e coloquei a mesma quantidade de leite e açúcar, ou seja os 12 ovos correspondiam a 600ml, portanto coloquei 600g de açúcar e 600ml de leite {a quantidade de leite e açúcar vai depender do tamanho dos ovos, desta vez os que usei eram pequenos e por isso deu estas quantidades}. É também importante que coza numa assadeira/travessa de barro.



Bom Apetite,
Mia*



1 comentário:

  1. Também acho que o nome não interessa nada, até porque o aspeto e o sabor dizem tudo! Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...