quinta-feira, 31 de julho de 2014

Lasanha de Legumes

Ultimamente tenho feito lasanha com frequência, muito por culpa das minhas queridas colegas da universidade :)

Há não muito tempo, no inicio de Junho, por altura da semana da Queima, combinamos uma jantar para a noite do concerto do Anselmo Ralph. E a escolha foi mais que óbvia: Lasanha Bolonhesa {acho que foi a única coisa boa dessa noite, diga-se...}

Esse dia {o do jantar} foi longo e começou cedo, muito cedo diria. Era a semana académica e por isso durante esse período não havia aulas, e como é de se esperar nas semanas académicas há concertos todos os dias... resumindo: a noite vira dia e o dia vira noite :)




Mas continuando, esse dia começou cedo. Acordamos ás 7 da manhã {depois de mais uma noite de Queima que acabou ás 4 da manhã na Pastelaria Tropical a comer bolinhos acabados de fazer, mas essa história ficará para um outro post}. E acordamos ás 7 da manhã porquê???

Porque a partir das 7:30h começavam a vender os bilhetes para o concerto do Anselmo Ralph. E porque é que nós fomos comprar os bilhetes tão cedo?? Porque havia todo um reboliço à volta do concerto... entre "os bilhetes vão esgotar" e o "as pitas histéricas vão fazer fila nas entradas" optámos pelo seguro e fomos {fui porque elas ficaram a dormir} comprar os bilhetes às 7:30 da manhã.






Depois dos bilhetes comprados enfie-me na caminha para dormir mais um bocadinho e só voltei a acordar ao som do despertador da Daniela que com o seu ar meio sonolento me pergunta: "Mariaaaaa os bilhetes?!!", e a Maria disse-lhe que já estavam comprados :)

Voltamos a adormecer e só acordamos para almoçar. Almoçamos e passamos a tarde na ronha {na cama} a conversar {a dizer disparates e a rir que nem umas loucas}. E só nos levantamos para irmos ás compras para o jantar desse dia, íamos ser 7 pessoas e o jantar ia ser lasanha. Eis que surge a Joana a dizer que também ia fazer um jantar e eis que surgimos juntar os dois jantares, e eis que de repente somos o dobro ou mais das pessoas para jantar {e eis que tenho que cozinhar para tanta gente. Pânico}.

Bem lá fomos nós todas felizes e contentes às compras para o jantar. Compras feitas, mãos à obra, lasanha no forno e voilá.






Já a noite ia longa quando saímos de casa. O concerto só começava por volta da meia-noite, e antes de irmos para o recinto ainda passamos nos claustros da universidade para ouvirmos as tunas.

Mal meti os pés no recinto senti um leve arrependimento por me ter levantado tão cedo para comprar os bilhetes e questionei até se valeria a pena estar ali. E querem saber porquê?



1. As pitas histéricas estavam lá todas.
2. Ainda a primeira banda não tinha acabado de actuar e já a tenda estava a rebentar pelas costuras.
3. Eu e a Vanessa perdemo-nos do nosso grupo.
4. Eu e a Vanessa demos uma volta à tenda a ver se as encontrávamos e no meio de trocas de mensagens escritas a dizer para porem o braço no ar a ver se reconhecia o verniz {que inocência a minha achar que isso era possível no meio daquela multidão} não as conseguimos encontrar.
5. Uma "senhora" que estava mesmo à minha frente passou a noite a fumar e eu a levar com fumo.
6. Uma outra "senhora" que estava atrás de mim passou a noite a dar-me encontrões tal era a histeria.
7. Estava um calor infernal, resultado do aglomerado humano que se juntou.
8. Houve porrada mesmo ao pé de nós.
9. A música estava demasiado alta e mal se ouvia a voz do dito cujo {as fãs que me perdoem}.
10. Entre encontrões, empurrões e pisadelas demoramos uma eternidade até sairmos da tenda.






Bem posto isto acho que devia ter dado ouvidos à Vanessa que queria ir embora quando o Anselmo ia praí na segunda ou terceira música. Resumindo, nunca na minha vida desejei tanto que um concerto terminasse!

O concerto acabou, encontramos a Marta {nunca mais vi as restantes}, a Vanessa foi para casa, eu e a Marta ainda ficamos mais 10 minutos. Passados os 10 minutos eu e a Marta fomos para casa. 

O que salvou mesmo a minha noite foi a deliciosa lasanha bolonhesa {receita AQUI} que comi ao jantar! A de hoje não é bolonhesa mas é deliciosa na mesma :)



Ingredientes:
  •  Massa fresca para lasanha
  • Legumes a gosto {usei duas embalagens legumes para saltear do Pingo Doce}
  • Polpa de tomate
  • 3 tomates maduros e picados {os que usei eram pequenos}
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 folha de louro
  • Açafrão
  • Cominhos
  • Noz-moscada
  • Orégãos
  • Sal
  • Azeite
  • Vinho branco

Para o bechamel:
  • 100g de farinha de trigo
  • 100g de margarina vegetal {uso vaqueiro}
  • 700ml de leite
  • Sal
  • Pimenta 
  • Gengibre em pó {uma pitada apenas}


Preparação:
  1. Comece por preparar o bechamel. Leve ao lume um tacho com a margarina e deixe derreter, junte a farinha e envolva. Vá juntando aos poucos o leite mexendo sempre com uma vara de arames {para não criar grumos}. Depois de tudo misturado tempere a gosto com sal, pimenta, cravinho e gengibre. Deixe engrossar o molho, apague o lume e reserve.
  2. Leve ao lume um tacho com um fio de azeite, a cebola, os alhos e o louro, deixe refogar.
  3. Junte os legumes e o tomate e tempere a gosto com sal, açafrão, cominhos e noz-moscada. 
  4. Mexa e junte um pouco de vinho branco. Deixe cozinhar até que os legumes fiquem tenros.
  5. Junte polpa de tomate a gosto e deixe cozinhar mais 2 ou 3 minutos. Junte os orégãos, rectifique os temperos e apague o lume.
  6. Comece então a montar a lasanha. No fundo de uma travessa coloque um pouco de recheio de legumes, regue com um pouco de bechamel, e por cima coloque uma placa de lasanha e assim sucessivamente até os ingredientes acabarem. Sendo que a última camada deverá ser uma placa de lasanha regada com bechamel e polvilhada com orégãos {pode também juntar queijo ralado, mas desta vez não coloquei}.
  7. Leve ao forno entre 20 a 30 minutos até ficar douradinha.







Bom Apetite,
Mia*




{Siga-nos no Facebook: Mia's Cuisine}

5 comentários:

  1. Ficou mesmo 5*****um beijinho e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. KKKKKKKKKKK
    Que façanha heim amiga...
    A lasanha está parecendo mesmo deliciosa, hummmmmm
    Bjssssssssss

    ResponderEliminar
  3. humm, essa lasanha está de se comer com os olhos.
    Beijo grande!

    ResponderEliminar
  4. Adorei ler este post...por momentos voltei aos meus tempos de estudante, tão bom! :)

    Adoro lasanha, qualquer uma das versões, mas esta está mesmo encantadora, se pudesse encomendava-te uma para o jantar! :)

    ResponderEliminar
  5. Oi Maria, estou passando p/deixar bjsss e desejar um FDS muito maravilhoso p/vcs

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...