quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Um Presépio em Monsaraz

Fui por estes dias visitar Monsaraz, uma vila medieval situada num monte e rodeada pelas águas do Alqueva. Conhecida também como a varanda do Grande Lago (Alqueva), atrai todos os anos centenas e centenas de turistas, devido não só à sua riqueza histórica, mas também às mágnificas paisagens que se avistam do castelo, que deixam qual quer um maravilhado.
A minha ligação a esta vila é especial, pois são muitas as lembranças de quando era pequena, os meus pais gostavam muito de ir lá passear e passaram esse gosto a mim também :)
Lembro-me bem da paisagem antes do Alqueva, lá de cima do castelo via-se apenas uma ponte romana que atravessava o rio Guadiana, submersa agora pela imensidão das águas da albufeira, é uma paisagem indescritivel :)
Por altura do Natal o castelo costuma ter um presépio com figuras em tamanho real espalhadas pelas ruas, já há muito que andava com vontade de o ir ver, e calhou por estes dias enquanto ainda estou de férias :)











Artesanato e produtos regionais:








Paisagens:






Um pouco de história:
"Devido à sua posição geográfica, a colina de Monsaraz sempre ocupou um importante lugar na história do Concelho, tendo sido ocupada por diversos povos desde a pré-história.
No séc. VIII, Monsaraz cai sob domínio do Islão através das invasões muçulmanas que ocuparam grande parte da Península Ibérica. Passou a designar-se Saris ou Sarish e a pertencer ao reino de Badajoz, um dos maiores e mais importantes focos da cultura árabe.
Em 1167, foi conquistada aos muçulmanos por Geraldo Sem Pavor numa expedição que partiu de Évora, também esta recém-conquistada. Após a derrota de D. Afonso Henriques em Badajoz, Monsaraz cai novamente em poder dos árabes. Em 1232, apoiado por cavaleiros templários, D. Sancho II reconquista-a em definitivo, sendo posteriormente doada à Ordem do Templo.
Após as guerras de 1383-1385, a Vila de Monsaraz é integrada na Casa de Bragança e passa a ser uma das mais preciosas fontes de rendimento da grande casa ducal portuguesa.
Em 1512, D. Manuel concede novo foral à Vila de Monsaraz, reformulando a vida pública e jurídica do Concelho. Após a Restauração de 1640, a Vila recebeu importantes acrescentos táticos, como o levantamento de uma nova cintura abaluartada, tornando-se numa poderosa “cidadela inexpugnável”, interligada com o sistema defensivo de Elvas, Juromenha, Olivença e Mourão.
A sua condição de vila medieval acastelada, o impetuoso crescimento das aldeias de Reguengos, a riqueza das actividades artesanais e vinícolas e a fidelidade da população de Monsaraz aos ideais miguelistas derrotados na guerra civil (1828-1834) foram os factores que contribuíram para a transferência da sede de Concelho de Monsaraz para Vila Nova de Reguengos em 1838, onde se estabeleceu definitivamente em 1851."
Beijinhos :)

4 comentários:

  1. Não conheço mas adorei as fotos deve ser um sitio muito interessante.
    Obrigada pelo passeio.
    bj

    ResponderEliminar
  2. Também gosto muito de monsaraz... é uma vila muito simpática e pitoresca.
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Olá Maria,

    Obrigada por partilhares estas fotos magnificas de uma das nossas lindas vilas alentejanas, é um local que adoro visitar, estive lá no Verão e fui visitar também as redondezas...
    Agora viajei de novo através das tuas fotos ! :)

    Essa loja de artesanato que mostras, também a visitei, tem coisas lindas, uma perdição...

    Gostei imenso de ler acerca da história dessa fantástica vila ! :-)

    Beijos

    Isabel

    ResponderEliminar
  4. Olá! Vim retribuir a visita ao meu blogue e também fiquei fã do teu! Fui uma vez a Reguengos e tornou-se uma das aldeias mais bonitas que já visitei! Tenho de lá voltar brevemente, as fotos fizeram-me ficar com saudades :) Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...