Foi há 12 anos atrás que descobri o que era o amor ao futebol e acima de tudo à Selecção Nacional. Futebol... esse desporto capaz de gerar 1001 emoções, capaz de fazer rir e de fazer chorar, capaz de juntar adeptos de clubes rivais em abraços apertados, capaz de unir um país inteiro em torno de uma Selecção!!
2016 |
Foi há 12 anos atrás que se jogou o Euro 2004 em Portugal.
Eu só tinha 17 anos mas ainda me consigo lembrar de cada jogo, cada golo e cada vitória. Lembro-me que há 23 anos que não conseguíamos ganhar à Espanha e que se não ganhássemos não iríamos passar aos quartos-de-final. Mas ganhámos!!!
E aquele Portugal-Inglaterra?? O jogo mais arrepiante que já vi em toda a minha vida!! 90 minutos mais prolongamento mais penalidades... Impossível esquecer o momento em que o Ricardo tirou as luvas e defendeu um penalti, para logo a seguir marcar o golo da vitória que nos levou às meias-finais. Impossível esquecer a imagem do Eusébio a chorar de alegria agarrado à sua toalha branca da sorte enquanto beijava o relvado. Impossível falar disto e não sentir um arrepio na espinha, mesmo que já tenham passado 12 anos.
Portugal - Inglaterra ; Euro 2004 |
Nas meias-finais jogamos com a Holanda e ganhámos! Estávamos na final! Pela primeira vez na História! Conseguem imaginar o feito que foi? Conseguem imaginar o sentimento patriótico que assolou um país inteiro? Quem viveu isto tudo jamais vai esquecer... Assim como todos jogos, todas as vitórias e todas a festas que se seguiam a isso.
Os ecrãs gigantes e os milhares de pessoas que se juntavam para assistir aos jogos. A febre das bandeiras nas janelas e em todos os lugares onde fosse visível o orgulho em ser português. As festas nas ruas que se seguiam a cada vitória e que se prolongavam noite dentro. O país parava. Mas parava mesmo. Nos noticiários não se falava em mais nada, esqueceu-se a crise e todos os problemas. Nunca, NUNCA se tinha visto nada assim em Portugal. O povo estava unido!! E quem muito contribuiu para isso foi no nosso seleccionador da altura. Luiz Filipe Scolari. Sim foi um brasileiro que conseguiu unir o povo português como nunca antes se tinha visto (inclusive a ideia das bandeiras à janela foi dele). E sim foi um brasileiro que pela primeira vez na História levou a equipa das Quinas a uma final.
4 de Julho de 2004 foi o dia. Horas antes do jogo assistiu-se a algo absolutamente inesquecível. Milhares e milhares de pessoas formaram o maior cordão humano de que há memória! Desde a Academia de Alcochete até ao Estádio da Luz. Conseguem imaginar?? Estão a ver bem os quilómetros que separam os dois locais? As estradas estavam completamente lotadas! Havia pessoas a pé, de carro, de bicicleta e a cavalo. Nos céus havia aviões a fazer acrobacias. Os pescadores juntaram-se e alinharam os barcos junto à ponte Vasco da Gama. Centenas de motards escoltaram o autocarro onde seguia a Selecção Nacional até ao Estádio da Luz. O verde e o vermelho predominavam e entravam-nos casa dentro através da televisão que transmitiu todo o percurso do autocarro em directo. Foram momentos que tiveram tanto de bonito como de arrepiante, acreditem em mim.
(Assistam ao video porque vale mesmo a pena! E tentem não chorar)
Percurso do autocarro da Seleccção entre a Academia de Alcochete e o Estádio da Luz
Há 12 anos atrás eu era apenas uma miúda de 17 anos que nunca tinha assistido a nada assim. Uma miúda que nunca tinha vibrado tanto por causa de uns "meros" jogos de futebol. Uma miúda que vibrou tanto mas tanto que até conseguiu convencer o pai a ir ver o jogo da final com ela ao ecrã gigante que estava na Praça do Giraldo. Até hoje nunca vi o Giraldo com tanta gente como naquele dia, e nem o facto do ecrã estar virado contra o sol fez com que se arredasse pé. Cantei e senti o Hino como nunca tinha sentido. Portugal estava a 90 minutos de ser Campeão da Europa. Fomos sempre superiores à Grécia, sempre!! Mas um golo de m*rda marcado através de um canto acabou-nos com o sonho. E ainda hoje, a memória que me vem à cabeça sempre que me lembro desse dia, é de ver o Cristiano Ronaldo a chorar compulsivamente após o jogo terminar. Não foi o único que chorou. Eu chorei. E vi pessoas a chorar à minha volta. Aquelas lágrimas do "puto maravilha" foram as de uma nação inteira...
Final Euro 2004 |
Mas agora, 12 anos depois, o meu pai disse-me que temos que ir ver a final do Campeonato da Europa no ecrã gigante... 12 anos depois Portugal está na final outra vez!!!!!!!!!!!
Não foi fácil chegarmos até aqui. Sofremos, fomos criticados, deitaram-nos a baixo e tentaram fazer-nos acreditar que não merecíamos estar a disputar este campeonato. Mas como nação valente e imortal que somos, mostrámos a esta Europa que unidos somos mais fortes!!! E que é unidos que vamos levantar de novo o esplendor de Portugal!!! Por isso venham de lá esses canhões que nós estamos prontos para marchar!!!
Rapazes, temos sangue de conquistadores! Enfrentámos mares e tormentas e ainda assim descobrimos meio mundo. Está na hora de fazer História outra vez. Está na hora de conquistar a Europa e o Mundo! Sejam fortes, mostrem de que raça são feitos, enfrentem de cabeça erguida e peito cheio as adversidades que possam surgir. E lembrem-se que não estão sozinhos... Com vocês estão 11 milhões de corações!
(Arrepiante!!!!)
NÓS ACREDITAMOS!!!!!!!!!
FORÇA PORTUGAL!!!!!!!!!!!!!!!!!
Maria Eduarda Falé
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita ♥