Desde pequena que gosto de meter a mão na massa, literalmente. Nas épocas festivas a Avó Bia passava dias e dias na cozinha.
Dias repletos de farinha, açúcar, ovos e canela. Dias em que o forno trabalhava sem ter direito a descanso. Dias em que o cheiro típico dessas festividades invadia a casa de forma absolutamente mágica.
E no meio daquele turbilhão que estava a cozinha lá andava eu, do alto dos meus 6 ou 7 anos, toda feliz e contente. Toda feliz e contente porque a Avó Bia me deixava meter a mão na massa. Ou melhor dava-me um pedaço de massa para eu moldar da forma que quisesse. Depois de moldada lá ia ela para o forno ou para a frigideira juntamente com os moldes da Avó Bia.
Lembro-me que pouco me importava o resultado final, o que eu gostava mesmo era de meter a mão na massa, ao ponto até guardar pequenos pedaços de massa durante dias {diga-se que o cheiro passado uns dias já não era assim tão agradável}, até que a Avó Bia descobria e lá me dava uma ralheta.
Hoje já não tenho a Avó Bia comigo mas tenho a certeza que onde quer que ela esteja estará muito orgulhosa de ver a neta a fazer pão ♡
Ingredientes:
- 500g de farinha para pão caseiro, da Nacional
- 2 colheres de sopa de sementes de linhaça
- 2 colheres de sopa de sementes de sésamo
- 2 colheres de sopa de sementes de papoila
- 320ml de água morna
Preparação:
- Coloque a farinha e as sementes num recipiente e misture tudo muito bem. Faça um buraco no meio.
- Aos poucos vá juntando a água e misturando com os dedos.
- Amasse bem, tape com um pano e deixe levedar por 30 minutos.
- Passados os 30 minutos amasse novamente e deixe levedar por mais 40 minutos.
- Aqueça o forno a 250º.
- Coloque a massa num tabuleiro de forno polvilhado com farinha, e polvilhe também a massa.
- Leve ao forno por 30 a 35 minutos.
Bom Apetite,
Mia*
{Siga-nos no facebook: Mia's Cuisine}
Oi amiga, com toda certeza tua vó deve mesmo estar muito orgulhosa de você, não só pelo pão, mas também por ver a pessoa tão especial que ela ajudou a formar.
ResponderEliminarHummmm, esse pãozinho eu senti o cheiro daqui kkkk
Bjsssssss
Con toda la seguridad tu abuela estara orgullosa y contenta, de ver a su nieta hecha una gran panadera, te ha quedado un pan espectacular. Mil besicos cielo mio
ResponderEliminar