Eis uma sobremesa que não reuniu consensos! Não pelo sabor {que esse estava divinal} mas, pasmem-se, pelo nome! Mas já vos explico melhor :)
Esta sobremesa fez parte da Páscoa deste ano, que foi passada por terras do Grande Lago. No Alentejo tem-se por tradição passar o domingo de Páscoa no campo, reúne-se a família, come-se o borrego, pesca-se, anda-se de barco e dão-se longos passeios a pé pelas margens do Alqueva.
E como em qual quer época festiva, seja em casa ou no campo, as sobremesas não podem faltar. Este ano resolvi fazer Tigelada, é simples, é boa e nunca me deixa ficar mal.
Uma vez que as minhas aulas iam recomeçar na terça-feira a seguir á Páscoa, e como ainda havia uma grande quantidade de doces cá por casa, resolvi levar Tigelada para comer com duas amigas minhas, a Daniela e a Susana, e foi aí que começou a contestação...
- "Tigelada???"
- "Ohh Maria isto é pudim de ovos!"
- "Pudim de ovos? não como, não gosto."
- "Ah eu posso provar um bocadinho, mas isto é pudim de ovos."
Moral da história, o nome não interessa, o que interessa é o sabor :)
Ingredientes:
- 12 ovos
- 700g de açúcar
- 700ml de leite
Preparação:
- Bata os ovos com uma vara de arames, junte o açúcar e mexa, junte o leite aos poucos ao mesmo tempo que mexe {deverá ficar uma mistura bastante liquida}.
- Verta o preparado para uma assadeira de barro, leve ao forno entre 40 a 50 minutos.
- Depois de cozido retire do forno e deixe arrefecer, sirva.
Nota: a receita original leva 12 ovos + 1kg de açúcar + 1L de leite, eu coloquei os ovos inteiros num copo medidor e coloquei a mesma quantidade de leite e açúcar, ou seja os 12 ovos correspondiam a 700ml, portanto coloquei 700g de açúcar e 700ml de leite. É também importante que coza numa assadeira/travessa de barro.
Não é lindo este meu Alentejo? ♥
Bom Apetite,
Mia*
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita ♥